Criar um Site Grátis Fantástico
Partilhe esta Página

twitter

youtube

facebook

Blog PRB Gaspar

blogprbnacional

 



Total de visitas: 16600
O Partido
O Partido


PRB

Partido Republicano Brasileiro - PRB, uma instituição política democrática, defensora do bem comum e de uma sociedade livre, que tem o intuito de promover a gestão orçamentária participativa, conselhos e colegiados municipais, debates e audiências que promovam de fato um governo afinado com a vontade popular.

O PRB nasceu para defender o direito político dos cidadãos brasileiros; para defender os direitos humanos e sociais com a construção de escolas, postos de saúde, hospitais e moradia; para defender os direitos da criança, do adolescente, do idoso; para promover a preservação do meio-ambiente. Prega a liberdade de expressão, os valores da família e, sobretudo, acredita que a administração pública deve estar a serviço dos interesses coletivos.

O PRB defende, entre outros princípios, o pluripartidarismo e a representatividade, como fundamentos relevantes para o fortalecimento democrático, a manutenção dos direitos e das garantias trabalhistas, gerando mais empregos com salários compatíveis com a realidade do brasileiro.

Desse modo, apresentamos a você, brasileira e brasileiro, um novo conceito de partido, pois entendemos que a política é o instrumento essencial para alcançarmos o pleno desenvolvimento da sociedade. Assim, o nosso compromisso político é com a democracia, com a justiça social e com a igualdade de condições e de oportunidades para todos, pois a luta é contínua pelo bem-estar dos cidadãos brasileiros e essa é a inspiração permanente do PRB.

Criado para defender um conceito integral de cidadania, que envolve direitos políticos, civis e sociais. É defensor intransigente dos direitos humanos, da criança, do adolescente, do idoso, da mulher e das gerações futuras. Está plenamente comprometido com a preservação do meio ambiente e acredita que um país se constrói com escolas, estradas, hospitais e moradias. Prega a liberdade de expressão, a valorização da família e luta para transformar a Administração Pública em um instrumento voltado para atender exclusivamente aos interesses do povo brasileiro.

O ex-vice-presidente da República José Alencar foi um de seus membros mais destacados. Por inúmeras vezes ocupou a presidência durante as viagens oficiais ao exterior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alencar também foi o presidente de Honra do partido.

No Senado Federal, o PRB conta com os senadores Marcelo Crivella (RJ) e Roberto Cavalcanti (PB). Na Câmara dos Deputados, integram a bancada os deputados federais Léo Vivas (RJ) - líder do partido na Casa, Cleber Verde (MA), Marcos Antônio (PE) Walter Brito Neto (PB), Antonio Bulhões (SP) e Otoniel Lima (SP).

Na certeza de que a mudança no cenário político de nosso País é desejo de todos, o PRB foi criado para unir esforços, especialmente nesse sentido.

 

HISTÓRIA 

República Velha

A proclamação da República foi a solução encontrada para pôr fim à crise sócio-política que vinha sendo enfrentada durante o II Império. Nessa oportunidade, surgiram diversos partidos políticos republicanos, quase todos de âmbito estadual. As principais legendas eram os Partidos Republicanos Paulista (PRP) e Mineiro (PRM), que se alternaram no poder ao longo de toda a República Velha. No entanto, todas as agremiações foram extintas por Getúlio Vargas, líder das forças que promoveram a Revolução de 1930.

2003

Mais de 450 mil eleitores brasileiros, ávidos por uma mudança política expressiva, manifestaram apoio à criação do Partido Municipalista Renovador – PMR. No dia 16 de dezembro de 2003, foi realizada a primeira Convenção Nacional da nova agremiação e, no dia 2 de janeiro de 2004, o novo partido foi registrado no Cartório Civil Marcelo Ribas, sob o nº 00055915.

Em Santa Catarina

Santa Catarina apoia à criação do Partido Municipalista Renovador – PMR, que em 2005, tornaria-se o PRB.

 

2005

Em 05 de maio de 2005, tendo reunido todos os documentos necessários, o PMR, por seu representante nacional, Vitor Paulo Araujo dos Santos, requereu ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE, mediante petição protocolizada sob o nº 3956/2005, o pedido de registro do partido, o qual originou o Processo de Registro nº 301.

Nos termos da Resolução nº 22.072/75, no dia 25 de agosto de 2005, atendidos os requisitos da Lei 9.096/95, resolvem os ministros do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, por unanimidade, deferir o registro definitivo do Partido Municipalista Renovador – PMR.

Ao evoluir para um novo conceito político, com ênfase nos princípios do desenvolvimento da República, em Convenção Nacional realizada no dia 25 de outubro de 2005, alterou sua denominação para Partido Republicano Brasileiro e sua sigla para PRB, obtendo aprovação por unanimidade. Com petição protocolizada no TSE sob o nº 13318/2005, requereu a mudança de denominação e sigla, a qual foi deferida em sessão de 11 de março de 2006, nos termos da Resolução/TSE nº 22.167.

O novo nome da legenda, Partido Republicano Brasileiro, foi sugerido por seu Presidente de Honra, José Alencar, eleito, em 2006, Vice-presidente da República pelo PRB, que certa ocasião disse: “O crescimento do PRB se faz com sentimento nacional, responsabilidade cívica e probidade no trato da coisa pública”.

O Partido Republicano Brasileiro – PRB surgiu para defender o direito político dos cidadãos brasileiros; para defender os direitos humanos e sociais com a construção de escolas, postos de saúde, hospitais e moradia; para defender os direitos da criança, do adolescente, do idoso, do trabalhador e ara promover a preservação do meio ambiente. Prega a liberdade de expressão, os valores da família e, sobretudo, acredita que a administração pública deve estar a serviço dos interesses coletivos.

2006

O PRB participa de sua primeira eleição. Com pouco mais de um ano de existência, elege 01 (um) deputado federal e 03 (três) deputados estaduais. Mas, sua maior conquista foi a eleição de José Alencar como Vice-presidente da República, na chapa do então Presidente Lula.

Em Santa Catarina

Com 4 (quatro) vereadores em sua base, oriundos do PR, nas cidades de: Criciuma, Joaçaba, Otacilio Costa e na capital (Florianópolis), o PRB participa de sua primeira eleição em Santa Catarina. Elege 01 (um) deputado estadual e obtém a 1ª suplência de deputado federal. Mas, sua maior conquista foi a eleição de José Alencar como Vice-presidente da República, na chapa do então Presidente Lula

2008

Nas eleições de 2008, o PRB totalizou em torno de 4 milhões de votos em todo Brasil. Foram eleitos 54 prefeitos, 30 vice-prefeitos e 780 vereadores.

2010

Com uma campanha espalhada por todo território nacional, o PRB sai das urnas com um resultado bastante animador: 01 senador da República, 8 deputados federais, 17 deputados estaduais e 01 deputado distrital. Foram em torno de 7 milhões de votos de brasileiras e brasileiros que depositaram suas expectativas no trabalho de homens e mulheres do PRB. Como disse certa vez o saudoso Presidente de Honra do PRB, José Alencar: “Os republicanos são pessoas que têm compromisso com a Pátria e com a democracia.”

Em Santa Catarina

O PRB sai das urnas com um resultado que expôs a realidade no estado. A não reeleição do estadual que obtinha 12 anos de mandato parlamentar e a 3ª suplência do federal, revelou que há muito o que fazer, para que a médio e longo prazo Santa Catarina, chegue nos patamares de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e etc.

Das 102 comissões provisórias existentes, 62 cidades, não entenderam o pensamento republicano brasileiro e o projeto de nação, pois foram omissas com a candidatura única a deputado federal do PRB. Nestas cidades a candidatura a estadual obteve mais voto que  a federal. Revelando um total descompromisso politico e partidario com a sigla. Como disse certa vez o saudoso Presidente de Honra do PRB, José Alencar: “Ofensas ao meu partido é ofensa a mim elevada a décima.” A executiva estadual, juntou os cacos e foi a luta. Buscando consolidar o PRB em todo o estado e ampliar o seu crescimento, o partido realiza um "Choque de Gestão" e desistitui de forma regimentar, todas "supostas comissões".

 

2011

Buscando consolidar o PRB em todo o Brasil e ampliar o seu crescimento, o partido realiza Convenção Nacional no dia 9 de maio e elege, por unanimidade, o advogado Marcos Pereira como o novo presidente nacional do PRB.

Em Santa Catarina

Com 34 (trinta e quatro) Comissões inicia-se uma nova fase do PRB no estado. São estabelicidas metas e diretrizes que agregam, direitos, deveres e obrigações. Diverssas lideranças de outros partidos, migram para o PRB objetivando as eleições de 2012, selando o compromisso politico e partidário com a sigla. O PRB lançará 50 (cinquenta) candidatos em 50 (cinquenta) cidades, consolidando o planejamento estabelecido pela Executiva Estadual.

PRB, um partido que nasceu forte!

 

Fontes:

www.prb.org.br

https://paulohf10.blogspot.com

https://pt.wikipedia.org